Compreende uma grande variedade de técnicas para remover ou modificar os tecidos cutâneos por razões cosméticas, ou de saúde. Esses métodos promovem uma alta qualidade e um custo efetivo de cirurgia da pele dos quais incluem: Cirurgia do couro cabeludo, cirurgia a laser, cirurgias químicas, criocirurgia, eletrocirurgia, cirurgia por aspiração, lipossucção, injeção de substâncias preenchedoras, cirurgia micrográfica de Mohs.
Quando realizar Cirurgia Dermatológica
Para estabelecer um diagnóstico definitivo, para remover proliferações cutâneas benignas ou malignas que podem interferir com as funções normais do corpo ou podem causar sintomas como dor, prurido ou sangramento, para melhorar a cosmética da pele, removendo proliferações, escoriações, danos causados pela idade, luz do sol ou doenças.
Métodos de remoção
Dermatologia Cirúrgica
Biópsia
Após a injeção de anestesia local, ocorre a remoção de um fragmento de pele que é enviado para exame sob o microscópio pelo médico patologista. Sua função é auxiliar o diagnóstico preciso da lesão.
Curetagem é um procedimento realizado com anestesia local de uma lesão benigna ou maligna por um instrumento cirúrgico chamado cureta. A eletrocoagulação pode ser usada para cauterizar a lesão e controlar o sangramento sem a necessidade de cirurgia
Aplicação de nitrogênio líquido na pele, para congelar e destruir um tecido .A aplicação é variada dependendo do tipo e tamanho da lesão com bom aspecto residual e excelente taxa de cura.
Atraves de aplicação de lasers coo o de CO@, há destruição proliferações ou cutâneas pela cauterização dos tecidos de 3com o poder da ação do comprimento de ondas de luz.
Remoção mínima das bordas de um tumor da pele seguido de avaliação sob microscópio no mesmo momento para determinar a extensão das células malignas antes de remover mais tecidos. Usados para tumores grandes e agressivos e para áreas com tumores de alto risco de recorrência como por exemplo na nariz.
Aplicação de um químico fotossensibilizante em creme chamado ácido aminolevulinico ou cloridrato de aminovolinunato de metila sobre a pele seguido da exposição com uma fonte de luz especial levando a morte celular. Muito aplicadas em alguns canceres de pele, lesões pré malignas e acne.
Uso de medicações como 5-fluoracil, diclofenaco sódico ou imiquimode para destruir crescimentos pré-cancerígenos e algumas outras lesões malignas atrav3és de reação inflamatória local
Uso de Raios X para destruir tecidos com certos tipos de tumor de pele, assim como realizando em indivíduos que a cirurgia não é possível. Os resultados são promissores e com baixo aspecto cicatricial.
Após a pele ser anestesiada, um equipamento abrasivo rotatório é usado para remoção das camadas externas da pele igualando as irregularidades de superfície
Procedimento realizado com anestesia local, é feita a remoção do excesso de gordura localizada em uma parte do corpo com pequena perda de sangue e segurança.
Obrigada pelo ótimo atendimento. Dermatologia é realmente importante e essencial à nossa vida. Principalmente nos dias de hoje. Parabéns, Dr. Marco Antônio. Ótimo profissional.
Sueli Felicia
Muito educado, atendimento profissional excelente.
Dr. Marco de Oliveira
Médico Dermatologista em São Paulo
Dr. Marco de Oliveira possui experiência e conhecimento na realização de técnicas modernas e avançadas em dermatologia, com ênfase nos seguintes temas: